"Quando Tsanko Petrov, um honesto trabalhador ferroviário, encontra uma grande quantia de dinheiro na linha do comboio, decide entregá-lo à polícia. Para o recompensar, o Ministério dos Transportes oferece-lhe um relógio durante uma cerimónia especial. Mas depressa o relógio deixa de funcionar e ele contacta as entidades que lho ofereceram. O problema surge quando Julia Staikova, chefe do departamento de relações públicas do Ministério, perde o relógio de Petrov. Assim começa uma longa batalha entre um homem simples e as autoridades com o simples objectivo de recuperar o objecto e a sua dignidade, que parece que todos resolveram colocar em causa…
Com realização de Kristina Grozeva e Petar Valchanov ("A Lição"), uma história dramática sobre corrupção, com Stefan Denolyubov e Margita Gosheva como protagonistas. Estreado no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa do Prémio Don Quixote, "Glória" tem percorrido vários certames, entre os quais o Festival Internacional de Gijón (Astúrias), onde conquistou os galardões de Melhor Argumento, Fipresci e Grande Prémio Astúrias; o Festival de Sofia (Bulgária), onde foi distinguido como Melhor Filme Balcânico; ou o Festival Internacional de Vilnius (Lituânia), onde mereceu o prémio de Melhor Realização" - In Cinecartaz Publico.
IMDb
Com realização de Kristina Grozeva e Petar Valchanov ("A Lição"), uma história dramática sobre corrupção, com Stefan Denolyubov e Margita Gosheva como protagonistas. Estreado no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa do Prémio Don Quixote, "Glória" tem percorrido vários certames, entre os quais o Festival Internacional de Gijón (Astúrias), onde conquistou os galardões de Melhor Argumento, Fipresci e Grande Prémio Astúrias; o Festival de Sofia (Bulgária), onde foi distinguido como Melhor Filme Balcânico; ou o Festival Internacional de Vilnius (Lituânia), onde mereceu o prémio de Melhor Realização" - In Cinecartaz Publico.
IMDb
Um filme interessante, mas que raramente se consegue libertar de de um certo esquematismo, muito cronológico, que não será acidental mas que lhe retira naturalidade e realismo.
ResponderEliminarMas de resto o argumento e realização são competentes e a mensagem passou. Talvez seja esse um dos problemas do filme: o de hipervalorizar a "paisagem moral" em vez do universo mais íntimo das personagens e das suas vidas.