quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SE AS MONTANHAS SE AFASTAM





  • China, 2015
  • De: Jia Zhang-ke 
  • Com: Zhao Tao, Zhang Yi, Liang Jing Dong
  • Drama

  • IMDB
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    4 comentários:

    1. Achei o filme interessante, tal como o anterior (Um toque de pecado). O "mood" é suave, bem oriental mas salpicado por sons do Ocidente que lhe dá todo o peso de problema identitário, de alteridade em mutação constante.
      Um dos personagens (Lianzi) está doente, presume-se que com um cancro do pulmão e é expulso do filme de forma abrupta, quando a "amiga" lhe dá dinheiro para pagar os tratamentos. Nunca mais o vemos direta ou indiretamente no filme. Poder-se-á ler isto como um corte radical com um passado em ruínas, ruptura que tem o seu preço... E ela ainda lhe diz "deixa lá isso não é de mais". Como quem diz - mais do que os amigos são para as ocasiões - os males curam-se, há sempre um jeito de reparar o passado e mitigar a culpa...
      E assim aquela China pobre e doente é expulsa do filme, para dar lugar a uma outra realidade.

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    2. A partir do momento que vemos o filme, ou seja, quando nos apropriamos do seu código fonte e o fazemos nosso, podemos fazer as interpretações que quisermos. Há a visão do autor- consciente ou subconsciente-que julgamos "descodificar", mas isso é muitas vezes um exercício pretensioso e improfícuo. É vê-los a eles, autores, a desmentir essas charadas, tipo "Go West", e dá vontade de rir ("quis dizer apenas GO e não tanto GO WEST - disse Jia em Cannes)...
      A nossa visão é única e resulta desse encontro do nosso mundo com a matéria do filme. Eu não posso ter a pretensão de achar que o autor tem um propósito quando fez "sumir" o personagem doente do filme, mas foi assim que eu o vi.

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    3. O tema do filme está presente de uma forma direta e simples em: Um toque de pecado.Filme anterior.A ideia que parece uma obcessão no autor é a de que a China tradicional provavelmente a da fome endemica ,submissão,e miseravel em fim se está perdendo por um mundo de consumo e corrupto.Nada de mal em ter essa ideia e defende-la Este filme desde o titulo pretende e este pretende ,tem mesmo a carga de pretensioso,ser mais do que é.O tom de melodrama,os personagens que não tem consistencia,a deriva final enfim se fosse um filme portugues não faltaria quem o enterrasse, mas o oriente senhor... Há muito tempo que não tinha vontade de ir embora antes dos genericos.

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      Respostas
      1. Eu acho que esse aparente simplismo e simbolismo do argumento acaba por ser contrabalançado por outros aspetos como a excelente fotografia e atmosfera visual e espiritual do filme.

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