terça-feira, 11 de outubro de 2016

UMA SIMPLES FORMALIDADE






































  • Itália, França, 1994
  • Título: "Una pura formalità" (Italiano- original), "Uma simples formalidade" (Portugal e Brasil)
  • De: Giuseppe Tornatore (direção e argumento)
  • Com: Gérard Depardieu e Roman Polanski
  • Crime, Drama, Thriller
  • Audio: Francês; Duração: 108 minutos; Cor
  • Amazon

  • IMDB
    Canto dos Clássicos
    50 Anos de Filmes
    Cinema na minha praia
    CineRelax
    Toca do Cinéfilo

    3 comentários:

    1. Um filme a que se assiste com prazer apesar do tom geral ser lúgubre e depressivo. Isto deve-se às magníficas interpretações de Dépardieu e de Polanski (depois de "Chinatown" e "A noite da vingança", as suas outras duas experiências como ator) que safam o filme de algum cinzentismo do argumento, cheio de pontas soltas e de nós mal atados, apenas parcialmente explicados pelo particular estado mental do protagonista. Se possível deve-se privilegiar o audio em francês sem o qual as performances de Dépardieu e Polanski ficam amputadas ( a discussão clássica das dobragens...).
      (***)

      ResponderEliminar
    2. Fiquei com uma sensação nada agradável .Pareceu-me pretensioso com aquela mania de baralhar o espectador que se debate entre explicações tentendo seguir o "inteligente "diálogo e as reviravoltas do enredo.Feito provavelmente para agradar aos actores.Recurso aos flash back de uma forma excessiva e trivial para que o expectador siga com algumas luzes.Não achei grande piada.

      ResponderEliminar
    3. Como tinha prometido a mim mesmo fui ler alguma critica do filme após o comentário.A única coisa de relevante é a da interpretação de que o suicídio tinha sido bem sucedido e tudo se passa após a morte.Exolica muita coisa mas não salva o filme no meu modesto entender.Um filme não deve ser uma charada.

      ResponderEliminar